segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Jogos Inter Classes




Na tarde desta segunda-feira, 27 de outubro, nas dependências do Ginásio de Esportes da EMEF Dr João Alves dos Santos, tivemos a tão esperada Cerimônia Oficial de Abertura dos Jogos Inter Classes, envolvendo todas as turmas do período da tarde, ciclos III e IV do ensino fundamental. A iniciativa é coordenada pelos professores de Educação Física Ana Muller e Renato Horta. Na ocasião ocorreu o desfile das delegações com cada turma representando um país. Os alunos fizeram o juramento do atleta e com o pronunciamento da diretora Márcia Gomes os Jogos Inter Classes 2014 foram oficialmente declarados abertos. Os alunos dos 9os realizaram duas apresentações de dança. Logo em seguida teve início uma maratona de jogos de futebol de salão, tanto na categoria masculino como feminino. Os jogos aconteceram durante a semana sempre depois do intervalo, os vencedores serão premiados com medalhas e troféus.








sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Alunas da escola foram premiadas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Fotografia: Professor Vitório Zago


Alunas da EMEF Dr João Alves dos Santos são premiadas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – 2014

As professoras Denilda Altem (Geografia) e Maria Beatriz de Arruda Freitas (Ciências) organizaram a participação das turmas 8os Anos A, B e C na Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, realizada na UNICAMP, na semana de 13 a 17 de outubro, no Museu Exploratório de Ciências da Unicamp.

A proposta é estimular as instituições a abordarem a ciência e a tecnologia na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.
O evento é parte das ações da 11ª Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014), com o tema "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social", que tem realização nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O evento contou com 5 tendas instaladas ao redor do Museu, com diversas atividades simultâneas. Uma tenda abrigou a 1ª ExpoCiatec, que irá apresentar startups e empresas incubadas na cidade.  Outro espaço foi destinado as instituições tradicionais de Ciência e Tecnologia, junto aos demais expositores, como forma de criar nichos de articulação entre iniciativa privada, políticas públicas, institutos, ações e os visitantes. Os alunos puderam interagir com uma Exposição sobre Água de Reuso, da Sanasa, e atividades lúdicas, promovidas pelo Ci&T e Clickideia, focadas no público infanto-juvenil, com objetivo de despertar o interesse pela área de tecnologia.

Nossos alunos participaram também de um concurso de redação e frases com o seguinte tema: Como a Ciência e tecnologia podem ajudar o desenvolvimento social?


As alunas Daniele Caroline Silva (8o Ano B) produziu a redação,  Thaíssa dos Santos Silva (8o Ano C) elaborou a frase,  que acabaram sendo escolhidas as produções premiadas, nossas alunas receberam um notebook e smartphone respectivamente.

Alunas recebendo a premiação na Semana Nacional de Tecnologia na UNICAMP


Daniele foi premiada com um notebook


Thaíssa foi premiada com um smartphone


alunos premiados

As alunas Daniele Caroline Silva (8o Ano B) e Thaíssa dos Santos Silva (8Ano C) recebendo os prêmios na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada na, Unicamp


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

CAMPANHA DA EJA-JOÃO ALVES CONTRA O MACHISMO E EM DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER.

CAMPANHA DA EJA-JOÃO ALVES CONTRA O MACHISMO E EM DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER.


Levar o(a) aluno(a) adolescente, jovem e trabalhador(a) que frequenta a EJA a apropriar-se dos seus direitos, dos direitos humanos, dos direitos do trabalhador e das leis trabalhistas é um dos objetivos da Educação de Jovens e Adultos. O trabalho, desenvolvido em todos os termos, com a orientação da Professora Karina de Língua Portuguesa, surge com esse objetivo de esclarecer sobre direitos da mulher, combater o machismo e a violência doméstica. Inicialmente, os alunos estudaram o material “Quanto custa o machismo?”, uma cartilha que explica o que é a violência doméstica e esclarece os direitos que a mulher trabalhadora tem caso seja vítima de violência. Na sequência, os(as) alunos(as) relataram oralmente e por escrito estórias de violência doméstica que já presenciaram ou que já sofreram. E para finalizar o trabalho, professora e alunos(as) registraram essas imagens que compõem a “Campanha em combate ao machismo e em defesa dos direitos da mulher”, que será divulgada na Culminância da AMATRA e na Feira Cultural da Escola, ambos eventos em novembro.