segunda-feira, 15 de abril de 2013

Visita ao Jardim Sensorial




A professora Denilda Altem (Geografia) e as professoras do período da manhã Maria Aparecida Silva Biela e Heloísa Poltronieri visitamos a exposição de um jardim sensorial na CEASA  quinta feira dia 11/04/2013 com turmas dos  4º , 5º anos , 7º C e D e 8º ano A que neste ano participarão do projeto “VIVÊNCIAS AMBIENTAIS: DA HORTA AOS BIOMAS” nas terças feiras das 8:30 às 10:00 em atividades práticas e de monitoria com os alunos dos 4º e 5º anos do período da manhã e durante as aulas de Geografia e Ciências nas atividades teóricas.

EXPOSIÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL

Exposição de um Jardim Sensorial na CEASA – um espaço para vivenciar a natureza e os sentidos de uma forma diferente. O visitante é envolvido por sons, cheiros, texturas, imagens e sabores; poderá tocar as plantas e objetos no trajeto. Preparado para receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e aberto ao público em geral. O Jardim foi projetado pela equipe do renomado paisagista Raul Cânovas, com a colaboração das paisagistas Alice Izumi, Fabiana Santiago e João Jadão. O evento foi aberto à comunidade e a convidados com apresentação cultural, exposições e atividades de saúde e educação nutricional. Passaram pelo espaço estudantes de escolas de Campinas, atendidos de entidades assistenciais como idosos, crianças e pessoas com deficiência, além dos frequentadores habituais do local.

domingo, 14 de abril de 2013

Onde estamos


Clique na imagem para visualizar melhor










Desenho da entrada principal da escola

Dr João Alves dos Santos



O Dr João Alves dos Santos foi o 28º prefeito de Campinas, governou a cidade entre junho de 1936 até julho de 1938, foi responsável pelo  início da construção da Torre do Castelo e pela criação do Museu de História Natural no Bosque dos Jequitibás. Hoje em dia é nome da rua onde funciona o Cefortepe no Jardim das Paineiras e empresta o nome a nossa escola situada no Bairro Boa Vista, na região do distrito de Nova Aparecida, divisa com a cidade de Hortolândia.


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Cultura Negra, Cultura Africana na escola





No dia 05 de março de 2013, a escola recebeu um grupo de professores, músicos, dançarinas, capoeiristas que mostraram um pouco da cultura negra e africana. Explicaram os significados de várias palavras, segundo Natanael dos Santos, autor do livro Minha África Brasileira macumba significa festa. Ele contou também que quando, chegou à África, ele foi saudado com – sarava aiê abá, que significa: A paz esteja convosco. Assistimos três dançarinas e um dançarino, eles dançaram muito bem os ritmos africanos. Apresentaram a dança do fogo, onde uma mulher cuspiu fogo, também tocaram algumas músicas africanas. Os alunos foram convidados para tocar os instrumentos de percussão e as professoras para dançar. O mestre de capoeira Jaça chamou também muitos alunos para participar. Ele falou que o cabelo do negro não é duro, e sim carapinha, falou também que a pele do negro é preta porque, na África é muito sol, e se eles fossem brancos não aguentariam o sol  quente.

Verônica - 8º Ano B






Mestre Jaça, amigo de longa data





As professoras não resistiram aos ritmos africanos






Apresentação no período noturno - Educação de Jovens e Adultos



A postagem teve a colaboração da Aluna Verônica e das imagens cedidas pela Vice Diretora Silvana Vieira

terça-feira, 2 de abril de 2013

Concurso de histórias em quadrinhos


Na quarta-feira, dia 27 de março, aconteceu nas dependências do ginásio de esportes da EMEF Dr João Alves dos Santos a cerimônia de premiação do concurso de produção de histórias em quadrinhos. O projeto desenvolvido pelo Prof. Milton (língua portuguesa) teve a participação dos alunos dos 7º e 8º anos, ciclo III e IV, ensino fundamental, período da tarde.