Projeto Vivências Ambientais - da horta aos biomas

PROJETO: VIVÊNCIAS AMBIENTAIS: DA HORTA AOS BIOMAS

Uma aula de qualquer disciplina constitui-se assim, em parte do processo de formação aluno, não pelo discurso que o professor possa ter, mas pelo posicionamento que assume em seu relacionamento com os alunos, pela participação que suscita neles, pelas novas posturas que eles são Chamados a assumir. (GALLO, 1999, p. 20).



Professores Responsáveis:
Profa. Denilda Altem (geografia)
Profa.  Maria Beatriz de Arruda Freitas (ciências)


Disciplinas Envolvidas:
Ciências
Geografia

Disciplinas Relacionadas:
História
Arte
Matemática
Português
Inglês
Educação Física

Introdução:
Baseado no conceito de integração entre grupos de indivíduos, a Organização Mundial da Saúde (1997) define que uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola. Isso porque, a escola é um espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, onde os estudantes e os professores passam a maior parte de seu tempo. Além disso, é na escola onde o programa de educação e saúde pode ter a maior repercussão, beneficiando os alunos na infância e na adolescência. Nesse sentido, os professores e todos os demais profissionais tornam-se exemplos positivos para os alunos, suas famílias e para a comunidade na qual estão inseridos.
Os efeitos da exploração do planeta pela humanidade indicam a importância do despertar da consciência ecológica em cada cidadão, através de atividades escolares em áreas internas da escola, pretende-se ao mesmo tempo conscientizar, agir e produzir conhecimento sobre os diferentes biomas.
Incentivando ações conscientes e a produção do conhecimento científico poderemos pensar em fazer desse planeta um local bom para nós e para as próximas gerações viverem.



Objetivo:
Para fortalecer o vínculo positivo entre a educação e a saúde, devemos promover um ambiente saudável melhorando a educação e o potencial de aprendizagem ao mesmo tempo em que promovemos a saúde (Ministério da Saúde, 1999). Do conjunto de temas que podem compor esse ambiente promotor, a alimentação tem papel de destaque, pois permite que a criança traga as suas experiências particulares e exercite uma experiência concreta. A formação e a adoção dos hábitos saudáveis devem ser estimuladas em crianças, pois é durante os primeiros anos de vida que ela estará formando seus hábitos, por exemplo, alimentares e atividade física. Dessa forma, a promoção da saúde assume um papel de educação para a saúde.
A horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas. Além disso, o seu cuidado, com o plantio e manutenção das hortaliças, pode oferecer várias vantagens para a comunidade, uma vez que os alunos ao adquirirem esses conhecimentos na escola podem transportá-los para a vida familiar dos educandos, se tornando um mecanismo capaz de gerar mudanças na cultura alimentar, ambiental e educacional.
Destaca-se ainda a importância das plantas medicinais, que vêm, cada vez mais, se tornando uma alternativa pelo seu valor terapêutico na saúde humana e pela sua importância social e cultural, uma vez que muitas comunidades as utilizam para a saúde da família há muitas gerações, e esse precioso conhecimento deve ser resgatado e preservado e o seu uso de forma correta e segura, incentivado.
Outra questão importante se refere à educação ambiental, neste caso o uso do espaço físico da escola como campo de estudo, promovendo sua melhoria, através da recuperação do solo preservação deste ambiente e também o plantio de vegetação típica dos diferentes biomas.
Há várias atividades que podem ser utilizadas na escola com o auxílio da horta e dos espaços físicos onde o professor relaciona diferentes conteúdos e coloca em prática a interdisciplinaridade, possibilitando também a participação da comunidade familiar, difundindo e valorizando o conhecimento presente.
Portanto, pretendem-se dar continuidade as atividades desenvolvidas na Horta escolar e acrescentar as atividades com os biomas nesta unidade com participação dos alunos dos 7º e 8º anos, os professores e a comunidade escolar.



Material
Para preparo e manutenção dos canteiros - Horta
Terra para os canteiros
Esterco, Húmus.
Equipamentos específicos para trabalhar a terra
Semente, mudas e adubos.

Recuperação dos espaços físicos da escola – Biomas
Terra para aterramento
Calcário
Esterco
Mudas e adubos

Pessoal de Apoio:
Ajudantes para o preparo e manutenção físico da horta e de outros espaços.

Espaços:
Sala de estudos ambientais, para, reuniões, pesquisa e armazenamento de materiais coletados ou confeccionados (sala ao lado da biblioteca).
Horta
Espaços físicos livres nos limites internos da escola

Procedimento:
Manutenção e preparo dos canteiros e do solo.
Produção de mudas de hortaliças e de plantas medicinais.
Plantio e cuidados na manutenção e controle de pragas e doenças.
Aterramento e preparo dos espaços para o plantio de vegetação específica dos biomas.
Estudos das características de cada Bioma: fauna e flora
Plantio e manutenção da vegetação.




Desenvolvimento didático pedagógico:
As diferentes ciências podem se encarregar do estudo das diferentes formas dos alimentos cultivados, o estudo do crescimento e desenvolvimento dos vegetais associado com o próprio desenvolvimento, locais de origem. A importância de a terra ter todos os nutrientes para que a semente se desenvolva em todo o seu potencial, livre de qualquer doença. Essas atividades também asseguram que a criança e a escola resgatem a cultura alimentar brasileira em diferentes regiões e, conseqüentemente, estilo de vida mais saudável.
Ainda em relação à cultura alimentar, destaca-se que no Brasil, cada região apresenta uma cultura com características diferentes e isso está diretamente relacionado com seus hábitos alimentares. A vasta quantidade de frutas e hortaliças garante uma variedade de cores, formas, cheiros e nutrientes importantes para a qualidade da alimentação. Por exemplo, na Região Norte, há consumo de chicória, coentro e mandioca, enquanto que na Região Centro-oeste, o consumo é de tubérculos como cará e guariroba (Ministério da Saúde, 2000).
Assim também o estudo dos Biomas e suas características permitem compreender a interdependência entre eles, além de suas individualidades.
Todas as disciplinas escolares podem integrar-se: desde o levantamento de dados, resgate da cultura popular, conhecimento histórico geográfico, registros freqüentes do acompanhamento do desenvolvimento das plantas, relatórios individuais e em grupos, entrevistas, produções artísticas e a pesquisa de termos usados na língua inglesa, entre outros podem possibilitar uma interdisciplinaridade e conseqüente resultado positivo na aprendizagem de alunos dos 7º anos e 8º anos.



Realização:

Formação de alunos monitores, representantes das turmas participantes.
Um dia por semana no período da manhã com a duração de 3 a 4 horas aulas.
Com todos os alunos nas respectivas salas, durante o período das aulas, divididos em grupos acompanhados pelos monitores.
Participação dos alunos dos ciclos iniciais nas atividades práticas nas áreas verdes da escola.
Avaliação:
A avaliação será realizada ao longo do processo por meio de registros dos/as professores/as e dos/as alunos/as. Diagnosticando os saberes e os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema visando a estruturar as atividades de ensino. Através da reflexão de todos envolvidos sobre os procedimentos didáticos e os novos saberes construídos e das ações desenvolvidas.




Bibliografias:
Gallo, S. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In ALVES, N.;
GARCIA, R. L. (Orgs.). O sentido da escola. 3 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 17-41.
BOLETIM TÉCNICO. CATI - Cultivo de Plantas Aromáticas e Medicinais
HORTALIÇAS E PLANTAS MEDICINAIS: MANUAL PRÁTICO- IAC                                                        
http://eu.mini-chefs.eu (em inglês e francês) - receitas, concursos e actividades para crianças sobre alimentação saudável;
http://www.teachsustainability.com.au (em inglês)  - “site” de recursos educativos sobre sustentabilidade para professores;
http://www.sustainabletable.org (em inglês) – tudo sobre sustentabilidade na alimentação: conceitos, FAQ, jogos, ideias para activismo... tem uma secção específica sobre actividades escolares, com recursos para professores;
http://www.californiaprojectlean.org (em inglês) – contém ideias sobre actividades escolares com adolescentes, incluindo tópicos sobre alimentação.
http://www.agclassroom.org (em inglês) – contém secção para professores com muitos recursos educativos;
http://www.statcan.ca/francais/research/96-328-MIF/96-328-MIF2004017.htm (em inglês e francês) – plano de aula sobre agricultura sustentável.
http://www.rlc.fao.org/prior/recnat/escuela.htm (em castelhano) - guia para educação em agricultura sustentável.
www.educandocomahorta.org.br/
www.esnips.com/web/HortaEscolar
www.tcc.cca.ufsc.br/agronomia/RAGR013.pdf

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