O Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO) foi criado para apoiar o trabalho dos professores de nossa rede no desenvolvimento da postura investigativa dos alunos para pesquisa e discussão dos temas que perpassam suas realidades locais. O programa surge no âmbito dos convênios de cooperação técnica firmados entre a Prefeitura Municipal de Campinas e a Embrapa Monitoramento por Satélite, que resultaram, em 2012, na publicação do Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas. Em 2015, a parceria entre a PMC e a Embrapa ocorre na implementação do curso a distância “A PESQUISA CIENTÍFICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES LOCAIS”, em que professores da rede, coautores do Atlas Escolar da RMC, coordenadores pedagógicos e pesquisadores da Embrapa produzem conteúdos de forma colaborativa e assessoram os professores participantes no desenvolvimento de suas pesquisas com os alunos nas escolas.
No momento, temos 46 professores participantes, sendo 6 tutores e 40 cursistas em 19 escolas, 2 formadores externos, envolvendo 1556 alunos realizando atividades relacionadas ao programa, cujos resultados serão expostos num evento de culminância do trabalho.
Como previsto desde o lançamento, realizaremos a 1ª Edição do FÓRUM ESTUDANTIL DE PESQUISA no dia 2 de dezembro, na Estação Cultura, quando as escolas participantes apresentarão seus resultados de pesquisa, possibilitando a integração de alunos e educadores em ambiente organizado especialmente para discussão do conhecimento gerado.