Ingrid Vogl
A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza no dia 5 de dezembro, às 19h, a cerimônia que conclui os trabalhos do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania”, desenvolvido com alunos da Educação de Jovens e Adultos anos finais (EJA Profissões/SME).
O evento será realizado no Instituto Educacional Imaculada (avenida Barão de Itapura, 1735, Guanabara) e deve contar com representantes da SME, além de membros da Amatra, como a coordenadora do programa e juíza, Dra. Adriene Sidnei de Moura David Diamantino. Alunos de dez escolas municipais também participarão da cerimônia.
Após a abertura, serão exibidos os trabalhos dos alunos que permeiam o tema central do programa e que foram realizados ao longo do ano letivo. A mostra com os trabalhos pedagógicos ficará exposta até o dia 6 de dezembro. Durante os dois dias de evento, haverá a apresentação de trabalhos que foram gravados em telões instalados no ginásio e outro na saguão de entrada do Instituto Imaculada.
Além da mostra dos alunos que participam do “Trabalho, Justiça e Cidadania”, a Amatra realiza no dia 6 de dezembro o “Dia da Valorização da Magistratura do Trabalho” a partir das 19h e que terá o atendimento de juízes do trabalho ao público em geral. A ação faz parte da campanha “Juiz do Trabalho: sempre ao seu lado”, que visa a valorização dos profissionais da área.
Programa
O “Trabalho, Justiça e Cidadania” visa a construção da cidadania por meio de palestras sobre noções básicas de direitos fundamentais, de direito do trabalho, direito da crianças e adolescentes, direito penal, do consumidor, ética e cidadania. Assim, membros do ministério público, advogados, professores e servidores do judiciário vão até as escolas e promovem a aproximação do poder judiciário com a população, principalmente com as comunidades escolares. Além de palestras, são promovidos cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita por meio do programa.
“As visitas às escolas além de propiciarem a aproximação dos magistrados, alunos e educadores, deixou claro o interesse de todos por informações relacionadas aos direitos trabalhistas e à atuação dos poder judiciário. Houve rica troca de informações e tenho a certeza de se desmistificou a figura do Juiz e do Poder Judiciário, nos viram como cidadãos comuns, com objetivos, aflições e preocupados em dar também a nossa contribuição para que a sociedade se torne mais justa. Percebemos que os alunos de EJA estão comprometidos com a educação e absolutamente interessados em adquirir conhecimento e informações que possibilitem a melhoria da qualidade de vida, como trabalhadores e cidadãos”, analisou.
Trabalho
Além das ações com os profissionais ligados ao poder judiciário, os alunos estudaram temas relacionados aos direitos do cidadão, especialmente os dos trabalhadores, já que o eixo central do currículo do EJA Profissões tem como tema “O mundo do trabalho”.
O programa também conta com a formação dos professores, que é feita por juízes do trabalho. Após essa fase, o programa foi desenvolvido com os alunos nas escolas, com o apoio de cartilhas sobre o assunto abordado oferecidas pela Amatra.
EJA Profissões
Desde 2010, o projeto EJA Profissões oferece gratuitamente a elevação da escolaridade aliada a cursos profissionalizantes e inclusão digital. Atualmente, 3.320 alunos a partir dos 15 anos dos anos finais do ensino fundamental participam da EJA.
O currículo proposto neste projeto, apresenta com eixo central “O Mundo do Trabalho” e, neste contexto, o direito dos trabalhadores ganha relevância na formação dos alunos e a partir daí, foi firmada a parceria com a Amatra para a implantação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania.
O PTJC é um programa que tem por objetivo difundir à população os direitos básicos de cidadania. Para o desenvolvimento deste programa, a Amatra realiza a formação dos professores e estes, com o apoio de material didático fornecido pela Associação, organizam o trabalho pedagógico junto aos alunos.
Confira a programação do evento:
5/12/12 - Quarta-feira
19h – Abertura Oficial
Composição da Mesa;
Apresentação do Coral da AMATRA;
Fala das autoridades.
20h15min: Apresentações das Escolas
20h20min: C.M.E.S Prof. Sérgio Rossini
20h50min: EMEF Geny Rodrigues
21h: EMEF Prof. André Tosello
21h20min: Encerramento das atividades no palco central – Visitas à
exposição dos
trabalhos – lanche;
22h Encerramento
6/12/12 - Quinta-feira
19h – Abertura
Composição da mesa;
Fala das autoridades.
19h45min: Apresentação das Escolas
19h50min: EMEF Raul Pila
20h10min: EMEF Francisco Ponzio Sobrinho
20h30min: EMEF Odila Maia Rocha Brito
20h35min: CEMEFEJA Pierre Bonhomme
20h50min: Encerramento das Atividades no palco central
21h: Visitas à exposição dos trabalhos realizados pelos alunos e lanche.
No dia 6 de dezembro, concomitantemente às apresentações, Juízes do Trabalho estarão fazendo atendimento aos alunos interessados na área central do Ginásio de Esporte do Instituto Educacional Imaculada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário