domingo, 23 de junho de 2013

Jardim dos Sentidos


Jardim dos Sentidos
Projeto Vivências Ambientais da Horta aos Biomas

Sexta-feira, 21 de junho de 2013

Alunos dos ciclos II III e IV do ensino fundamental, e toda equipe pedagógica dos períodos manhã e tarde participaram da palestra conduzida pela Nutricionista Audicéia Januário da Ceasa. Na ocasião os presentes puderam saborear diferentes frutas para enriquecer o paladar e valorizar a variedade de alimentos in natura em uma alimentação saudável.



Durante os períodos os alunos percorreram um circuito com diferentes atividades interdisciplinares, produção de desenhos com a  professora Beth Melo, atividades de relaxamento e percepção tátil do corpo com o professor Renato Horta Nunes e ainda vivenciaram sobre a orientação das professoras Denilda Altem e Maria Beatriz de Arruda Freitas uma experiência sensorial enriquecedora: o "Jardim dos Sentidos"..






Montamos juntamente com os alunos monitores do Projeto "Vivências Ambientais da Horta aos Biomas" um jardim, para que todos com os olhos vendados pudessem através do aroma e do toque descobrir quais eram as plantas medicinais presentes no jardim. 

Na atividade do Jardim dos Sentidos os alunos podem tocar diferentes plantas sentindo seu aroma e textura, tendo assim a percepção das plantas que são utilizadas no cotidiano.

A sala multiuso foi preparada para oferecer aos visitantes um ambiente estimulante para todos os sentidos, audição, tato, olfato e até paladar das várias espécies que se destacam pelo perfume, textura e forma das folhas e caules, flores, sons e cores.





A atividade do "Jardim dos Sentidos" estimula a percepção e valorização do mundo vegetal por outros meios além do olhar. A sensibilização dos alunos através da percepção dos sentidos pode provocar uma mudança de atitudes e comportamentos em relação ao ambiente em que vivem.


Quando os alunos têm oportunidades através de práticas como esta, de refletir sobre a formação do gosto, repensar os hábitos, crenças,  desejos e opiniões, podem ampliar ou transformar seu modo de ver, sentir, perceber e estabelecer uma relação de confiança no colega que o guia.

Visite a página com detalhes do projeto clique aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário