Projeto Gincana - 2011

GINCANA NO JOÃO ALVES

DATA: 10 e 11 DE OUTUBRO DE 2011

PARTICIPANTES: ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II – 6º AO 9º ANOS

EQUIPES – 04 = AZUL, AMARELA, VERMELHA E VERDE

FORMAÇÃO DAS EQUIPES:  1/4 DOS ALUNOS DE CADA CLASSE EM CADA EQUIPE

REQUISITOS PARA PARTICIPAR:

ü  Seja aluno da escola no período da tarde.
ü  Saiba respeitar as decisões da comissão de jurados.
ü  Participe de todas as atividades, junto com sua equipe com entusiasmo.
ü  Colabore para o bom desempenho da gincana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

REGRAS, PONTOS, PENALIDADES E CLASSIFICAÇÃO DAS EQUIPES

 

 

A comissão organizadora ficará com responsabilidade de separar os componentes de cada equipe, evitando assim que equipes fiquem muito “fortes” ou muito “fracas”.
Cada participante estará inserido em uma equipe e se porventura ele cometer alguma falta, a mesma resultará em penalidades para toda a equipe.
Não será permitido aos participantes da gincana, trocar de equipe

Pontos
Os pontos serão dados após a tarefa solicitada por uma comissão de jurados composta por professores.
1.      A nota máxima será 10(dez) e a nota mínima será 7(sete).
2.      Mesmo que a equipe não complete a tarefa com aproveitamento, deverá receber a nota mínima estipulada (sete) por sua participação.

Penalidades


Será penalizada com a perda de pontos (de 0 a 10), a equipe que:
1.      Desrespeitar as regras da gincana.
2.      Possuir componentes desrespeitosos com os colegas das outras equipes ou que ajam de algum modo que venham causar qualquer tumulto ou dano
3.      Agredir ou trapacear durante a realização das provas
4.      reclamar com a comissão de jurados, usando palavras de baixo calão tais como: “houve enrolada, isso é roubo e etc.”.
Ficha de Inscrição
 Nome do aluno com numero e ano, nome do grupo, modalidade que os integrantes partciparão
5.      Inscrição KIT higiene ou alimentos não perecíveis.
6.      Todos alunos da equipe deverão participar em pelo menos uma das provas.

 

Classificação das equipes

As equipes serão classificadas de acordo com o número de pontos somados durante a realização das provas.


PROVAS:

1-) BRIGA DE GALO

MATERIAL NECESSÁRIO:  2 BEXIGAS NAS CORES DE CADA EQUIPE  E GIZ PARA DELIMITAR O CÍRCULO NO CHÃO.
As equipes escolhem 2 representantes, que terão a bexiga cheia de ar preso às pernas na altura do pé. Todos devem se posicionar em círculo e cada participante deve tentar estourar com o pé a bexiga do adversário, sem no entanto acertá-lo.
Vence quem ficar por último com a bexiga sem estourar.
O participante que sair do círculo 3 vezes será eliminado.


2 – QUEM SOU EU?
MATERIAL: PAPÉIS COM NOMES DE CELEBRIDADES, PERSONAGENS DE DESENHOS   ANIMADOS, LUGARES, OBJETOS, ETC. E FITA ADESIVA
As equipes escolhem 3 representantes.
Prender  um nome nas costas de cada pessoa com fita adesiva. Todos então caminham livremente pela sala fazendo perguntas uns aos outros para descobrir a personalidade que está em suas costas. Só podem ser perguntas com resposta SIM / NÃO. Quem descobrir o seu, pode sentar e deixar o restante do pessoal tentar descobrir.
Os primeiros 3 participantes a descobrirem os seus ganham 10 pontos os outros 7.

3-) VERSOS DO HINO NACIONAL
Cada equipe deverá escolher um representante para apresentar um verso sorteado (na hora) do Hino Nacional, sem nenhum erro, valendo os 10 pontos. Se houver erro apenas 7 pontos.

4-) COMPOR UMA POESIA COM UM TEMA A SER SORTEADO NO INÍCIO DA TARDE
Os jurados classificarão as poesias apresentadas.

5-) SOLETRANDO
As equipes escolhem 3 representantes por equipe, para soletrarem as palavras sorteadas.
Todos recebem a pontuação mínima, porém o que ficar por último recebe mais 10 pontos, para sua equipe.

6-) GRITO DE GUERRA
Caberá a cada equipe criar e ensaiar um  grito de guerra, que será apresentado  e avaliado pelos jurados, durante as provas.

7-) TORCIDA MAIS ORGANIZADA
Durante as competições as equipes mais organizadas e também serão pontuadas.

8-) MAIOR NÚMERO DE PARTICIPANTES
Em 3 momentos diferentes, será feito a chamada para pontuar a equipe mais unida e com maior número de participantes.

9-) PAINEL DECORADO
MATERIAL: PAPEL PARDO, TINTA E PINCEL
Cada equipe deverá em conjunto, pintar um grande painel em papel pardo (2 metros de comprimento) com o seguinte tema: O estudo alimenta o espírito ( Igualdade nas diferenças...Ser diferente é normal.)ou outro escolhido pelos jurados.

10-) DESFILE DE JORNAL OU OUTRO MATERIAL RECICLÁVEL
MATERIAL: FOLHAS DE JORNAL,RECICLÁVEIS COLA, TESOURA, BARBANTE  E FITA CREPE
A equipe deverá criar roupas confeccionadas em jornal, que serão usadas em um desfile, no final do período. Os jurados devem pontuar as equipes.

11) QUIZ de Conhecimentos
Pontuação 14 pontos
Descrição: Será realizado um Quiz de conhecimentos Gerais, onde cada turma terá que escolher um líder para responder as 7 perguntas e, para cada pergunta, terá um minuto para respondê-las. O restante da turma ficará na torcida ou realizando outras tarefas.

12 – PADRINHO TRABALHADOR / EMPREENDEDOR
Pontuação: 20 pontos
Descrição: A turma deverá criar uma música com o tema: Trabalho ou que conte a história do trabalhador ou empreendedor que a turma levará para participar da gincana.
Regulamento:
• A música deverá ser cantada pela turma;
• O aluno poderá incentivar o convidado a cantar junto com a turma;
• A turma poderá levar instrumentos musicais para compor a música;
• A turma terá 5 minutos para apresentar o padrinho e cantar a música, ultrapassando o tempo estipulado pela comissão organizadora perderá 10 pontos.

13 TEATRO (“ESQUETE”)
Pontuação: 20 pontos
Descrição: O professor das turmas de cada classe orientará a atividade. A turma terá que realizar um sketch teatral (trata-se de uma peça de no máximo 5 minutos) com a participação dos alunos, sobre um determinado tema: Cidadania e Ambiente.
Regulamento da Prova:
• A turma garante os 20 pontos representando o “esquete” para os colegas e professores.




JOGOS DE EQUIPES

1-) BANCO GAÚCHO –
Todos ficam em fila, o ultimo da fila agacha-se e o anterior sempre senta nos joelhos do que está atrás, esta fila deverá andar uma distância de 50cm sem se desfazer.
Cada equipe ganha 10 pontos caso o grupo consiga deslocar o circulo a uma distância de 50 cm, sentado na forma de banco de gaúcho,  com maior número de participantes, não completando apenas 7 pontos.

2-) CORRIDA DA BATATA NA COLHER
Um representante de cada equipe deverá completar um percurso pré-determinado de ida e volta com a batata na colher, segurando na frente do  corpo, com braço esticado. Se a batata cair deve voltar ao ponto de partida.  O vencedor ganha 10 pontos.

3-) CABO DE GUERRA
As equipes escolhem os participantes sempre com o mesmo número e disputam duas a duas até ficar uma na final que ganha 10 pontos e as outras 7.

4-) CALÇADOS PERDIDOS
Os participantes de cada equipe, com o mesmo número de elementos, retiram seus calçados, que são jogados em uma pilha e misturados. Ao sinal todos correm para encontrar seus pares e calçá-los. Vence quem se apresentar com o par correto primeiro, inclusive com fivelas e cadarços amarrados.

5-) DANÇA COM A BEXIGA NA CABEÇA
Aos pares, com as mãos para trás cada dupla representante da equipe, deve dançar ao som de músicas, porém com a bexiga entre as testas. Não poderá deixar a bexiga estourar ou cair. Vence a dupla que ficar por último. O número de duplas deverá ser o mesmo em cada equipe.

6-) ENCHER 1 GARRAFA PET 2 L COM ÁGUA, USANDO UMA ESPONJA
Quatro  participantes por equipe, que se revezam, partindo de numa certa distância (5 m) com a esponja embebida em água de uma balde. Um dos participantes segura a garrafa, enquanto o outro aperta a esponja tentando colocar o máximo de água dentro da garrafa. Volta rapidamente até o balde e outro participante sai assim que o outro chegar, assim até uma das equipes atingir a marca máxima.
Todos são pontuados de acordo com o volume atingido na garrafa (graduada) com a água

7-) VOLEI DE BEXIGA (?)
São 4 participantes por equipe que competirão duas a duas. Cada participante segura uma das pontas de um pano (lençol) e deve fazer com que a bexiga passe para o outro lado da rede. A equipe não pode deixar a bexiga cair e sim mandá-la de volta. Vence a equipe que completar 15 pontos.

SUJESTÕES:
Pular corda
Quatro alunos pulando na corda e ganha os alunos que ficarem até o final.
Descascar a laranja
Ganha o aluno que descascar primeiro sem buracos na laranja.
Saco de tralhas
Ganha pontos as equipes que entregarem o objeto solicitado nas chamadas no palco durante todo o evento.
Farinha no prato
Ganha os pontos o aluno que primeiro achar a bala escondida no prato com farinha.
Acertar o alvo
Quem acertar as bolas no alvo em três tentativas.
Bambolê
Ganha pontos que ficar mais tempo bamboleando.

MATERIAL:
01 PACOTE DE BEXIGAS – 50 UNIDADES
04 GARRAFAS PET – TRANSPARENTES
04 BALDES
05 ESPONJAS DE ESPUMA GRANDES (Pedaços)
10 m DE CORDA DE NAYLON OU RÁFIA
01 PANO GRANDE (TOALHA OU LENÇOL)
OBSERVAÇÃO

ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS (a equipe deve obter no mínimo 50 pontos ou não será pontuada)
A turma irá arrecadar alimentos que fazem parte da cesta básica, a soma da pontuação será realizada de acordo com a tabela abaixo:
Descrição                  Pontuação
Leite                                5
Arroz – 5 Kg                    2 por Kg
Feijão – 1 kg                    4      
Café Moído – 500g          4
Macarrão – 500g             2
Farinha                            2
Óleo de Soja                    2
Açúcar                             1
Biscoito de Maisena ou Cream Cracker       1
Sal                                    0,5
Fubá                                 0,5                     
Demais produtos/alimentos        1
A doação das cestas básicas será decidida pela equipe gestora priorizando a comunidade.
 HIGIENE
Sabonete         2
Pasta dental     2
Escova de dente    2