sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Oficinas de Hip Hop

Grupo de Hip Hop - Ciclo III


O Hip Hop integra as diversas oficinas oferecidas pelo Programa Mais Educação na Escola. As aulas de Hip Hop são ministradas pela educadora social Jacqueline e frequentadas por alunos dos ciclos II e III. O trabalho desenvolve a formação de coreografias que são apresentadas em diferentes eventos realizados pela SME

Educadora Social Jacqueline - Oficinas de Hip Hop
.

Na última sexta-feira, dia 1º de agosto, no ginásio de esporte, em duas sessões (manhã e tarde) ocorreram as apresentações da Oficina de Hip Hop.



Hip hop é um gênero musical, com uma subcultura iniciada durante a década de 1970, nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, a breakdance e o graffiti. Outros elementos incluem a moda hip hop e as gírias.



Desde quando surgiu primeiramente no South Bronx, a cultura hip hop se espalhou por todo o mundo. No momento em que o hip hop surgiu, a base concentrava-se nos disc jockeys que criavam batidas rítmicas chamadas "loop" (pequenos trechos de música em repetições contínuas) em dois turntables, que atualmente é referido como sampling. Posteriormente, foi acompanhada pelo rap (abreviatura de rhythm and poetry ou ritmo e poesia em inglês) com uma técnica vocal diferente para acompanhar os loops dos DJs. Junto com isto, surgiram formas diferentes de danças improvisadas, como a breakdance, o popping e o locking.




A relação entre o grafite e a cultura hip hop surgiu quando novas formas de pintura foram sendo realizadas em áreas onde a prática dos outros três pilares do hip hop eram frequentes, com uma forte sobreposição entre escritores de grafite e de quem praticava os outros elementos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário