quinta-feira, 2 de julho de 2015

Pesquisando a Região Metropolitana de Campinas




Professora Denilda Altem
Geografia

Discutindo com as turmas dos 9º anos da EMEF Dr. João Alves dos Santos - O que é pesquisa? - percebi que para alguns alunos, já estava bem claro, que pesquisar é responder uma questão problema, através da confirmação de hipóteses levantadas previamente. Esses alunos até souberam dar exemplos de pesquisa realizada em outros anos na escola, em especial na aula de ciências. Para outros, fazer pesquisa é apenas copiar ou resumir textos selecionados de sites da internet sobre determinado tema. Alguns acham que só pelo fato de ir para o laboratório de informática e acessar internet já estariam pesquisando.

Os alunos fizeram a inscrição para acessar o atlas escolar no site da EMBRAPA, uma atividade inédita para eles, um aprendizado significativo para os alunos da turma. Despertando um grande entusiasmo com o novo material: diferente, bonito, dinâmico, bem ilustrado e de textos claros e muito informativos.

Sobre o tema, por se tratar da realidade da região em que moram e da forma como foi apresentada, através do atlas e do uso de geotecnologias para o estudo dessa região. Decidiram então por "Geotecnologias na Região Metropolitana de Campinas".





Os alunos individualmente escolheram um subtema (transportes, saúde, desenvolvimento humano, emprego, agropecuária, turismo, pesquisa desenvolvimento e inovação na RMC) do atlas escolar da RMC, fizeram um texto de introdução, após leitura e interpretação das páginas que abordavam o subtema e depois de elaborarem um índice de perguntas para orientar a pesquisa bibliográfica, foram organizados em grupos conforme o interesse no subtema escolhido.


Os grupos de trabalho, subdivididos por temas específicos, estão pesquisando no atlas escolar da RMC e outras referências na internet para responder as perguntas do índice do grupo. Já estão sendo orientados para escreverem o projeto de pesquisa do seu grupo. Organizam diariamente em um caderno do grupo cada etapa da pesquisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário