sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Primeira Assembleia Escolar do segundo semestre

Realizamos a primeira Assembleia Escolar neste segundo semestre, essa prática vem se consolidando no cotidiano da EMEF Dr João Alves dos Santos.

A Assembleia Escolar constitui uma prática essencial no processo de reflexão e participação, de forma coletiva e democrática, os alunos podem contribuir de forma decisiva para soluções de diferentes problemas da escola, ao mesmo tempo é um exercício fundamental para construção da cidadania.

Cada professor representante coordena e orienta a realização das Assembleias preliminares em cada turma/série, os alunos representantes ajudam o professor na condução dos trabalhos, sendo responsáveis pela ata das reuniões, cada turma possui um caderno próprio, onde a pauta, os temas, as discussões e propostas são registradas. Após as Assembleias de Turmas, são realizadas as Assembleias de Ciclos, coordenadas pelo professor Renato Horta (Ed. Física) nos ciclos I e II, e, pelo professor Vitório Zago nos ciclos III e IV, membros da CPA – Comissão Própria de Avaliação, nesse momento, as temáticas comuns são selecionadas, organizadas e votadas entre os alunos representantes, a Assembleia dos representantes tem objetivo de organizar a Assembleia Escolar Geral.

Nas Assembleias os alunos discutem diferentes problemas, questões sobre limpeza, alimentação, manutenção das instalações escolares, relacionamento, ensino-aprendizagem, eventos escolares, enfim, os principais problemas do cotidiano escolar.


Os trabalhos da Assembleia Escolar Geral são coordenados pela Diretora Márcia Gomes e pela Orientadora Pedagógica Fernanda Torresam, juntamente com o colegiado dos representantes de turmas. Os temas são apresentados, aberta a discussão, os alunos podem solicitar a palavra e expor e defender suas ideias, em seguida as propostas são submetidas ao processo de votação pela Assembleia Escolar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário