sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Majori Nascimento a caminho de Harvard


Majori Nascimento, 16 anos, é uma estudante do 2º Ano do Ensino Médio, na EE Dr Miguel Vicente Cury, Vila Padre Anchieta, distrito de Nova Aparecida, já o ensino fundamental foi inteiramente realizado aqui, na EEI Dr João Alves dos Santos, nove anos da sua formação básica. Sempre foi uma aluna aplicada e participativa, com um excelente desempenho, e juntamente, com um grupo de outros seis alunos, Majori foi indicada para participar de programas educativos desenvolvidos pela Fundação Educar. Uma das etapas do projeto incentivava os adolescentes realizarem uma intervenção que pudesse provocar algum tipo mudança em suas respectivas escolas. No segundo semestre de 2014, Majori e os outros adolescentes realizaram a revitalização de um ambiente na escola, com a remoção de sucatas, limpeza, pintura, enfim, transformaram um espaço subutilizado em uma opção de aprendizagem, esse novo local foi rebatizado de “Oásis”, hoje em dia, abriga as atividades do novo Projeto Horta da escola.

No começo de 2015 Majori Nascimento começou elaborar uma ação mais consistente e duradoura voltada para as escolas públicas de Campinas. Criou um projeto de Leitura e Contar Histórias para alunos dos ciclos I e II, do ensino fundamental, objetivo do projeto é criar uma forma lúdica que incentive as crianças a prática da leitura de histórias infantis. Até o momento, o projeto de Majori já percorreu 12 escolas públicas de Campinas, interagindo com mais de 70 professores e mais de 3.000 alunos. Majori utiliza recursos de diferentes linguagens como a tradição oral, circo e teatro, aliado a instrumentos musicais para envolver as crianças. Em todas as escolas visitadas pela Majori, o projeto de Leitura e Contar Histórias vêm recebendo uma ótima recepção e colhendo vários elogios.

A iniciativa chamou atenção de estudantes brasileiros na Universidade de Harvard, localizada na cidade de Cambridge, estado de Massachusetts, Estados Unidos. Desta forma, o trabalho da Majori, começou ser acompanhado à distância pelos universitários transformados em seus mentores. Entre dez projetos desenvolvidos no Brasil por estudantes de educação básica, o projeto Contar História foi selecionado para representar o país e a Majori deverá apresentar a sua experiência no Seminário que será realizado em Harvard na segunda quinzena do mês de abril de 2017.

Majori teve a iniciativa de criar uma campanha na internet visando arrecadar os recursos necessários para viabilizar a viagem aos Estados Unidos, alcançando uma grande repercussão na mídia de Campinas, possibilitando a estudante alcançar a meta estabelecida. A maior parte dos recursos deverá custear a passagem de avião e suas despesas em solo americano, além disso, os custos referentes ao visto de entrada nos Estados Unidos, o passaporte e demais documentos.

Enquanto isso, Majori Nascimento continua visitando escolas, levando seu projeto de leitura, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Educar, frequentando as aulas no ensino médio e aprimorando seu aprendizado do idioma inglês para fazer bonito em Harvard.

Majori revela que após concluir o ensino médio pretende fazer pedagogia ou alguma licenciatura para seguir a carreira de professora de educação básica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário