sábado, 28 de maio de 2016

Cordezine: primeiro livreto de poesia da Educação de Jovens e Adultos




Este livreto reúne poemas escritos pelos alunos da EJA para o I e II Sarau Esquina da Rima, que ocorreram em 2015. Chama-se Cordezine, pois os poemas dos alunos ora se aproximam mais da poesia nordestina dos cordéis e ora da poesia urbana dos fanzines. A editoração une a literatura de cordel, com as xilogravuras feitas pelos alunos, às ilustrações e fontes mais próximas do fanzine.

Todos os poemas são autorais, escritos com a orientação da professora de língua portuguesa responsável também pela edição do livreto.


Para acessar a versão completa do Cordezine clique aqui



Vim e Venci

O meu nome é Expedita
 Já sofri muito nessa vida
Vim do nordeste para trabalhar
Com minha irmã eu vim morar
Só tinha 17 anos de idade
Não sabia nada das coisas da cidade
Não lia e nem escrevia
E de falar vergonha eu tinha
Mas hoje eu falo para todo mundo ouvi
Que pra essa terra eu vim e venci.


Expedita Félix dos Santos









Nenhum comentário:

Postar um comentário