segunda-feira, 30 de maio de 2016

Astrofísica Duília de Mello apresenta a trajetória do Hubble



Nesta segunda-feira, 30 de maio, nossa escola recebeu a astrofísica brasileira Duília de Mello que realizou a palestra sobre a trajetória do Telescópio Espacial Hubble, na plateia, os alunos do ciclo IV que fazem parte do Projeto Astronomia, coordenado pelo professor Vitório Luiz Zago.

A Profa. Dra. Duília de Mello, 52 anos, se interessou por Astronomia ainda criança, no Rio de Janeiro cursou a graduação de Astronomia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concluído em 1985.

Depois fez mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos. Fez o doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado no Cerro Tololo Inter-American Observatory, no Chile, e também no Observatório Nacional no Rio de Janeiro.

Trabalhou no Space Telescope Science Institute, nos Estados Unidos, e foi professora assistente no Observatório de Onsala, na Suécia.



Hoje ela é pesquisadora da NASA e trabalha no Goddard Space Flight Center, e é também professora e vice-reitora da Universidade Católica da América (CUA) em Washington (EUA).

Ela descobriu em 14 de janeiro de 1997, no Chile, a Supernova SN 1997D.

Também participou da descoberta das "Bolhas Azuis", "orfanatos de estrelas", que dão origem a estrelas fora da galáxia.


Em 2009 ela lançou o livro "Vivendo com as Estrelas", que conta a sua vida profissional e paixão pela Astronomia.











Nenhum comentário:

Postar um comentário