sexta-feira, 27 de maio de 2016

EJA visita exposição Genesis de Sebastião Salgado




EJA JOÃO ALVES VISITA EXPOSIÇÃO “GENESIS” DE SEBASTIÃO SALGADO

Em dois dias de visita, alunos e professores da EJA conhecem o trabalho do fotógrafo mineiro, a série “Genesis”, que fica no Sesc-Campinas até o dia 31 de julho




Nos dias 18 e 25 de maio, as aulas da EJA foram diferentes. Os alunos jantaram mais cedo, às 19h e, sem material escolar, às 19h30 se acomodaram no ônibus que os levaria ao Sesc-Campinas. Era dia, ou melhor, noite de mais um estudo do meio, prática pedagógica que faz parte do projeto da EJA João Alves. Ao invés das aulas convencionais, nos espaços da escola, ao menos uma vez por bimestre, a equipe da EJA propõe aulas externas, em espaços culturais da cidade como o Sesc. Dessa vez, a aula foi mais que especial, e o professor, o mestre da fotografia Sebastião Salgado.

Conhecido internacionalmente, Sebastião Salgado apresenta na série Genesis imagens de verdadeiros paraísos ao redor do planeta e de comunidade de seres humanos que vivem em total harmonia com a natureza. Os alunos e professores da EJA foram acompanhados de monitores, que iam revelando o contexto das fotos e as técnicas do artista para compor as imagens. Antes das visitas ao Sesc, o grupo de educadores apresentou aos educandos o trabalho de Salgado, exibindo o documentário “O Sal da Terra” de Wim Wenders e lendo com as turmas o material de divulgação da exposição. Com esse trabalho prévio, os alunos interagiram bem durante a visita, e receberam a mensagem do mestre: é possível viver feliz sem destruir a natureza.




A exposição é gratuita e fica até dia 31 de julho, de terça a sexta, das 8h30 às 21h30 e sábados e domingos, das 09h30 às 18h. A unidade do Sesc Campinas fica localizada na Rua Dom José I, 270/333, no bairro Bonfim.






Um comentário: