quinta-feira, 24 de novembro de 2016

1º AFRO JOÃO da EJA CELEBRA O MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA



Novembro, mês da Consciência Negra, é o momento em que a escola, seus os educadores e alunos dedicam-se especialmente sobre as questões da história e cultura africana e afro-brasileira e os problemas da discriminação e preconceito étnico-racial. Na nossa escola, a temática sobre a cultura negra está sendo trabalhada por diferentes áreas, disciplinas, professores e períodos.


Na EJA – Educação de Jovens e Adultos, período noturno, ocorreu na quinta-feira, 24 de novembro, o AFRO JOÃO, inspirado na tradição inaugurada com os saraus poéticos, tivemos um evento temático, totalmente dedicado à cultura negra.




O AFRO JOÃO da EJA contou com a participação do Grupo de Teatro Savuru, apresentando a peça de “Canto dos Palmares”, dirigida por Benê de Moraes, educador cultural da Casa de Cultura Andorinhas (DIC I). Além de Benê, o Grupo trouxe o artista/performista Jura do Pote (Juracy Monteiro dos Santos), a atriz Maria Luiza e na percussão Rei (Reinaldo).







Juracy relatou um pouco da sua trajetória como quilombola, vindo da Bahia para o estado de São Paulo, sua batalha para se formar professor de educação física. Jura é um artista especialista em danças afro-brasileiras, faz performances e até corre maratona com um pote na cabeça, simbolizando a sua ancestralidade, uma referência ao trabalho das mulheres africanas e quilombolas no Brasil que precisam trazer a água da fonte no pote.



A apresentação teatral foi intercalada com músicas de capoeira tocadas por Aparecido Roberto da Silva, aluno do 3º termo, que tocou berimbau, acompanhado por Cláudio Vaz, aluno do 1º termo, no pandeiro.

O AFRO JOÃO na EJA também recebeu a poesia de Daíse Lima, escritora negra independente de Campinas, autora do livro “A moça do coração bobo”, que recitou poemas valorizando a mulher negra.



Eduardo Benedito, professor de História da escola, que trabalha com africanidades com seus alunos do período integral, fez uma homenagem aos 100 anos do primeiro samba brasileiro cantando Cartola para os alunos da EJA. O professor Eduardo e a poeta Daíse ainda improvisaram uma versão em samba da música “Olhos Coloridos” de Sandra de Sá. Eduardo também recitou o poema “Vamos para Palmares” de Kenia - Dugueto Shabbaz, poeta da Cooperifa.



No final do evento foi servido um café com bolo de fubá e os presentes puderam dançar alguns ritmos da música negra brasileira.

Os alunos da EJA receberam a atividade com muito entusiasmo, mostrando respeito pela história e cultura africana e afro-brasileira.




Um comentário: