terça-feira, 1 de novembro de 2016

EJA JOÃO ALVES REALIZA O IV SARAU ESQUINA DA RIMA



Com exposição de fotografias e poemas autorais dos alunos, acontece mais um sarau na EJA

No dia 1º novembro, a EJA João Alves (EEI/EJA Dr. João Alves dos Santos, Naed Norte, Campinas-SP) realizou mais um evento de vivência coletiva da arte e protagonismo dos educandos: o Sarau Esquina da Rima, que chegou a sua quarta edição. Em uma noite de muita rima e risos, estiveram presentes os alunos com seus familiares e amigos, professores, gestores, funcionários e apoiadores do projeto.

Abrindo o sarau, a comunidade escolar da EJA e seus convidados entraram em contato com a arte em forma de fotografia com a exposição de um conjunto de fotos registradas pelos educandos durante o Projeto “Leituras da cidade”. O projeto promoveu dois tours pela cidade de Campinas a fim de que os educandos conhecessem os pontos históricos e monumentos históricos do município. Os alunos fotógrafos foram homenageados com prendas e, aproveitando a noite de festa, a equipe de educadores da EJA também deu destaque aos educandos que fizeram poesia na quadra da escola no I Jogos Inter Classes da EJA, entregando-lhes medalhas.

Na sequência, como nas edições anteriores, os alunos fizeram a leitura de seus poemas, a maioria deles autorais. O aluno Daniel Ribeiro, do 4º termo, músico e compositor gospel, apresentou aos seus colegas sua poesia na voz e violão. Nesta quarta edição, o Sarau Esquina da Rima recebeu o poeta cordelista Samuel de Monteiro, natural de Monteiro-PB, que presenteou os alunos da EJA com a poesia nordestina, com destaque para “A história da caiporinha e de um pobre caçador”, narrativa em cordel escrita com base na lenda registrada pelo aluno Reinaldo, do 2º termo. Também estiveram presentes o educador cultural Benê de Moraes, da Casa de Cultura Andorinhas (DIC I) e Eduardo Benedito, professor de história da escola no período integral. Benê e Eduardo apresentaram aos alunos versos recitados e cantados que tratam da história e cultura do povo negro no Brasil. A EJA João Alves contou ainda com a presença da fotógrafa Marina Barbim, que fez poesia registrando todo o evento.




Surgido em abril de 2015, com o apoio do rapper e poeta Renan Inquérito do sarau “Parada Poética” (Nova Odessa-SP) e de Rafa Carvalho, poeta e músico do “Sarau da Dalva”, o Esquina da Rima vem incentivando outras EJAs a também realizarem seus saraus. Já fazem parte do circuito de saraus da EJA em Campinas-SP as EJAs da EMEF Oziel, EMEF Dulce Bento, EMEF André Tosello, EMEF Odila Maia e EMEJA Nísia Floresta. Para realizarem seus saraus, os professores dessas unidades receberam uma formação com o poeta Rafa Carvalho.

O Sarau Esquina da Rima da EJA João Alves é a culminância do projeto “Poesia e Sarau na EJA”, que surgiu na intenção de despertar nos educandos jovens e adultos o gosto pela leitura, pela literatura nacional de um modo diferente: priorizando o contato com autores contemporâneos e locais, a maioria deles independentes e que se inserem no movimento da chamada “literatura periférica”. Além da leitura, o projeto também vem buscando promover o gosto por escrever ao propor a escrita literária e criativa nas aulas de Língua Portuguesa. Em 2016, o projeto tomou novos rumos e vem se constituindo como um trabalho coletivo dos professores da EJA ao ampliar a vivência coletiva da arte para além da poesia, incentivando a apresentação musical, a dança e as artes visuais como a fotografia.


A equipe de educadores da EJA parabeniza seus alunos e alunas poetas, agradece a presença da comunidade e todo o apoio dos convidados.













Para ver outras fotografias sobre o 4º Sarau Esquina da Rima clique aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário