quinta-feira, 10 de novembro de 2016

ESCOLA JOÃO ALVES NO II FÓRUM DE PESQUISA ESTUDANTIL – FEP 2016


PESCO - PROGRAMA PESQUISA E CONHECIMENTO NA ESCOLA

O II FÓRUM ESTUDANTIL DE PESQUISA foi realizado nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, nas dependências da Estação Cultura, na ocasião, as escolas participantes apresentaram seus resultados de pesquisa, possibilitando a integração de alunos e educadores em ambiente organizado especialmente para discussão do conhecimento gerado através da pesquisa como princípio educativo.

O Programa Pesquisa e Conhecimento na Escola (PESCO) foi criado para apoiar o trabalho dos professores de nossa rede no desenvolvimento da postura investigativa dos alunos para pesquisa e discussão dos temas que perpassam suas realidades locais. O programa surgiu no âmbito dos convênios de cooperação técnica firmados entre a Prefeitura Municipal de Campinas e a Embrapa Monitoramento por Satélite. Em 2016, o segundo ano da parceria entre a PMC e a Embrapa, foi desenvolvido o curso à distância “O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL”, em que professores da rede, coordenadores pedagógicos e pesquisadores da Embrapa produziram conteúdos de forma colaborativa e assessoraram os professores participantes no desenvolvimento de suas pesquisas com os alunos nas escolas.








Neste ano, nossa escola contou com 10 professores participantes, envolvendo aproximadamente 225 alunos. No Fórum Estudantil apresentamos as seguintes pesquisas:

Conhecendo as Cidades da RMC através dos mapas
2os Anos A e B – Ciclo I
Hérica do Valle
Márcia Rita Corrêa Protásio
Professoras Orientadoras

As sete maravilhas de Campinas
4os Anos A e B – Ciclo II
Elaine Cristina Panini Messa
Isabela Machado de Odriozola
Professoras Orientadoras

Hortas na RMC
6o Anos C – Ciclo III
Joana Silva
Professora Orientadora

Atividades físicas: Saúde física e mental
8os Anos A, B e C – Ciclo IV
Ana Maria Miller
Isilda de Lourdes Passos Sene
Maria Beatriz de Arruda Freitas
Michele dos Santos Silva
Milton Crescente de Araújo
Professores Orientadores


A exposição da EEI Dr João Alves dos Santos recebeu dezenas de visitantes, que foram recebidos pelos alunos pesquisadores, empenhados nas explicações sobre o desenvolvimento das pesquisas realizadas durante o ano. Além da participação científica, participamos da programação cultural do Fórum, com apresentação de musical de RAP e de dança com HIP HOP. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário